Jornal Correio Popular Notícia



MEIO AMBIENTE
Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários

Data da notícia: 2024-03-19 17:57:28
Foto: Assessoria/Divulgação
Um cenário de seca severa em várias cidades foi apresentado aos secretários municipais de Assistência Social

Membros do Comitê de Crise Hídrica do estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas), na última semana. O objetivo do encontro foi apresentar aos secretários dos municípios um panorama em torno das previsões climáticas realizadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Tais previsões apontam a possibilidade de seca severa durante o verão Amazônico, fato que pode ocasionar, dentre outras coisas, dificuldades no fornecimento de água à população. O representante do comitê e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel Nivaldo Azevedo, fez uma apresentação expondo as previsões dos órgãos de monitoramento climático, bem como as ações de mitigação que o estado está criando para enfrentar o problema.

O objetivo, nesta fase, é massificar a situação de modo que todos os agentes públicos, direta e indiretamente envolvidos na questão, estejam cientes do que está acontecendo, e que possam falar acerca das ações criadas para o enfrentamento, se necessário. Na semana passada, o Comitê de Crise Hídrica apresentou relatório de ações (e de cenário) ao Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), para informar sobre o cenário geral e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo estadual.


Perspectivas

Se antecedendo à possibilidade do problema, o governo Rondônia criou o Comitê de Crise Hídrica. O grupo, formado por órgãos estaduais, está desenvolvendo um planejamento estratégico, com base nas informações meteorológicas, a fim de implementar ações que reduzam o impacto às pessoas em uma eventual consolidação de cenário. O trabalho é desenvolvido por técnicos do governo, que atualizam órgãos aliados, informam e auxiliam prefeituras, e desenvolvem ações estaduais para enfrentamento.

Fonte: Rômulo




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.